Mapa das Artes de Moçambique: Oficina de leitura – obras de Carolina de Jesus no CCBM

 Mapa das Artes de Moçambique: Oficina de leitura – obras de Carolina de Jesus no CCBM

Reportagem publicada originalmente em 20/11/2018 no Mapa das Artes de Moçambique.

Redação

Serão realizadas, no dia 21 de novembro, às 16h e 18h, duas sessões do Workshop de leitura baseado nas obras da escritora afro-brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1977), autora de “Quarto de Despejo: diário de uma favelada” e “Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada”. A atividade é realizada com material didático elaborado no projeto “Literatura Comunica!”. A atividade tem como público alvo maiores de 16 anos, com máximo de 18 vagas por turma e duração de 2 horas. A inscrição pode ser realizada no CCBM (telefone: 2148-6840)


A Roda de Leitura Carolina Maria de Jesus foi contemplada com o Prêmio Todos Por Um Brasil de Leitores do Ministério da Cultura do Brasil (2015). Em 2016, a Oficina também foi realizada nos estados brasileiros do Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em 2018, pela primeira vez, está sendo realizada em Moçambique, depois de passar por Angola.

Sobre Miriane Peregrino:
Miriane Peregrino é produtora cultural, pesquisadora e educadora popular. Criou o projeto das rodas de leitura em 2013 na favela da Maré, no Rio de Janeiro. Atualmente, realiza intercâmbio na Universidade Agostinho Neto, em Angola, e é doutoranda em Ciência da Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil). 

Sobre Carolina Maria de Jesus:
Mulher, negra, ex-colona, ex-favelada, Carolina Maria de Jesus foi catadora de papel, empregada doméstica e só cursou dois anos de escola formal. Mas o gosto e o hábito da leitura ampliou seu olhar e aguçou seu desejo de escrever. Através da escrita, Carolina denunciou em seus livros as dificuldades da vida na favela, o descaso do poder público, a corrupção dos políticos, e sonhou, sonhou sempre, enquanto lutava diariamente contra a fome. A escritora ficou famosa quando seu diário “Quarto de Despejo” foi publicado, em 1960. Naquela época, a escritora morava na favela do Canindé, em São Paulo. 

Livros publicados:
Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960)
Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada (1961)
Pedaços de fome (1963)
Provérbios (1963)
Diário de Bitita (1982)
Meu estranho diário (1996)
Antologia pessoal (1996)
Onde Estaes Felicidade (2014).

Related post