Prêmio Jabuti 2021 mostra a cara no Piauí!

 Prêmio Jabuti 2021 mostra a cara no Piauí!

Por Hercilia Raquel Mendes | Maria das Graças Targino

Maio de 2020. Daqui do Estado do Piauí envio de dois textos para o Projeto Nacional Literatura Comunica, jornal literário, semestral e temático, instituído em 2019. Face à repercussão internacional da expansão da Covid-19 via coronavírus, o assunto, ano 2020, privilegiou o tema “Diários de Emergência Covid-19”, sob a edição de Miriane Peregrino, doutora em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
No texto da produtora cultural Hercilia Raquel Mendes, uma jovem de 30 anos, à época, parecia buscar “controlar” minimamente a situação por meio de um texto-diário, ao aceitar o descompasso e mudanças ocasionadas pela pandemia mundial; outro, “Mulher-Solidão-Pandemia” de uma também jovem jornalista, e docente e escritora, no alto de seus 73 anos, expunha o acirramento da solidão, algo que já lhe era bastante próximo, embora não de forma tão impositiva. Ambas amparadas pela escrita.
Um ano transcorreu. Ainda estamos na pandemia da Covid-19. O que chegaria até 2020 extrapolou o 2021 e ameaça veladamente mostrar a cara “faceira” e atroz em 2022. Quanta coisa aconteceu! Quantas vidas ceifadas! A “Senhora Morte” andando para cima para baixo, com um sorriso medonho de zombaria, num ritmo frenético, assustador e impactante.
Novembro de 2021. Acabamos de receber a notícia de que a publicação organizada por M. Peregrino, nos quais constam os textos das piauienses “de coração e de paixão” está entre os 5 finalistas do renomado Prêmio Jabuti 2021, na categoria “Fomento à leitura”, no eixo Inovação, cujo resultado final sairá em 25 de novembro.
Alegria por colocar o Piauí no mapa do Prêmio Jabuti 2021! Não é necessário vencer. Constar como finalista já é per se uma conquista, que não enaltece as autoras, mas serve de estímulo para os que têm na leitura e na escrita o sonho maior de mudar o mundo e as pessoas! São relatos históricos, poéticos e a categorização que você queira atribuir. Ao total, narrativas de 63 brasileiros e brasileiras das diversas regiões do Brasil ou cidadãos brasileiros residentes no exterior. Para quem se interessar, acesso na página eletrônica https://literaturacomunica.com.br/jornal-lc. Agradecemos a iniciativa de TODA a equipe e de todos os colaboradores!

Relembre trechos dos diários de Maria das Graças e Hercilia com a gente!

Para mais informações:

Texto originalmente publicado no site da UNIFSA: https://unifsa.com.br/site/egressa-do-curso-de-jornalismo-do-unifsa-e-uma-das-finalistas-do-premio-jabuti-2021/

Related post