A Roda de Leitura é uma forma de difundir e discutir a literatura brasileira a partir de escritores como Lima Barreto, Graça Graúna, Jorge Amado, Carolina de Jesus, Conceição Evaristo, Pagu, João Guimarães Rosa, entre outros, em diálogo com o cotidiano atual brasileiro.
Além do incentivo à leitura, a roda estimula a produção textual através de redações e criação/produção de seus próprios diários. Promove pesquisas de campo em instituições que possuem acervos literários como, por exemplo, a Fundação Biblioteca Nacional, o Instituto Moreira Salles e o Museu Afro Brasil.
Em 2015, a Roda de Leitura ganhou o Prêmio Todos Por Um País de Leitores, do Ministério da Cultura. E por dois anos consecutivos, 2016 e 2015, o projeto recebeu a chancela de Ação Local pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
As rodas são realizadas de forma descentralizada em equipamentos culturais e educativos em diversos lugares e contam com apostila produzida no âmbito do projeto para discussão e leitura compartilhada.
A história das rodas leitura foram registradas nos dois primeiros números do Jornal Literatura Comunica! publicados em 2019.